segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A chamada de Abraão

Gênesis 11:10-12:20
Versículo para memorização ! Gênesis 12:1
É óbvio que Deus não planejou abençoar particularmente toda a espécie humana depois do dilúvio, pois amaldiçoou os filhos de Cão, especialmente Canaã (Gênesis 9:25-27). Ele também abençoou Sem (Gênesis 9:26). Podemos ver essa benção tomar forma em Gênesis 11:10, quando a idade e linhagem de Sem são mostradas como o de Sete. Tudo isso para se chegar a um homem depois de dez gerações a partir de Noé. Esse homem é Abraão, primeiramente chamado Abrão.
Abraão nasceu 292 anos depois do dilúvio e 58 anos antes da morte de Noé. Na opinião de alguns historiadores bíblicos, Noé tinha grande influência sobre Abrão. Se isso é verdade ou não, a verdade é que Deus sempre tinha um homem, sujeito a Sua graça, vivendo sobre a terra. A chamada de Abrão veio aproximadamente na época da morte de Noé, e está detalhada em Gênesis 12:1-4. Tinha recebido a chamada e deixou Ur dos Caldeus pouco tempo antes disso (Gênesis 11:31).
Deus disse a Abrão para deixar seus parentes porque não eram objetos dessa benção particular. Então Abrão tomou sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló, deixou sua casa e partiu para uma terra estranha chamada Canaã. Essa terra era povoada pelos descendentes de Canaã, filho de Cão. O plano de Deus era destruir esse povo em aproximadamente 430 anos, por causa do pecado deles, e dar a terra aos descendentes de Abraão.
Quando Abraão chegou à Canaã, Deus apareceu a ele e falou-lhe novamente sobre a grande benção que Ele tinha para o dar, através do seu filho. Abraão construiu altares enquanto viajou pela terra e adorava a Deus. Deus disse-lhe que toda a terra sobre a qual viajasse seria dada a seu filho e netos.
Entretanto, Abraão não foi sempre fiel a Deus. Houve escassez em Canaã e Abraão saiu e foi para o Egito. Lá, para sua própria proteção, negou sua mulher. Sara poderia ter sido roubado do Abraão e ter sido feito parte do harém do Faraó, mas Deus interveio e Abraão e Sara foram mandados de volta para onde deviam estar.
Não é grandioso saber que a mão de Deus guarda os seus, ainda quando afastarmos-nos do lugar do propósito divino?
I. A CHAMADA DE ABRAÃO
1. A tríplice ordem de DEUS a Abraão (Gn 12.1). Na chamada de DEUS a Abraão, há três determinações nas quais estão a essência do plano divino para ele.
Gn 12.1 Ora, o aSENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
Nessa ocasião, DEUS não disse a Abrão para onde o conduziria (Hb 11.8). Ao invés de ser informado disso, ele teve de viajar sob a orientação direta do Senhor esperando a hora de poder cumprir integralmente as ordens de DEUS.
A primeira foi: "Sai-te da tua terra",
A segunda ordem de DEUS foi: "sai-te do meio da tua parentela".
A terceira exigência divina foi: "vai para a terra que eu te mostrarei".
Nenhuma das três ordens de Deus havia sido atendida: Abraão não deixou a sua terra, pois parou em Harã, outra cidade do mesmo país; Abraão não saiu de sua parentela, pois seu pai era o líder da peregrinação; a promessa de que Deus lhe mostraria uma terra não foi aproveitada, uma vez que a direção estava com Terá.
2. Abraão vai para Harã e Siquém (Gn 12.4-8). Abraão acumulou riquezas em Harã, mas o seu coração não estava naquele lugar.
4 Assim, partiu Abrão, como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos, quando saiu de Harã.5 E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e toda a sua fazenda, que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e vieram à terra de Canaã.6 E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam, então, os cananeus na terra.7 E apareceu o SENHOR a Abrão e disse: À tua semente darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera.8 E moveu-se dali para a montanha à banda do oriente de Betel e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR.
PARTIU ABRÃO, COMO O SENHOR LHE TINHA DITO. A narrativa de Abraão, desde o início, chama a atenção para a seguinte verdade: a obediência a DEUS é essencial para o usufruto da salvação nEle.
(1) Abrão obedeceu à palavra do Senhor. Sua obediência incluiu deixar seu lar e sua pátria e confiar-se ao cuidado de DEUS, na sua orientação divina e nas suas promessas (ver v. 1; Tg 2.17; 1 Jo 2.4).
(2) Assim como Abraão, todos os crentes em CRISTO são conclamados a deixar sua terra... parentela... e casa do pai (12.1) para seguir a JESUS, no sentido de buscar uma pátria melhor, isto é, a celestial (Hb 11.16; ver o estudoA CHAMADA DE ABRAÃO)
12.7 E APARECEU O SENHOR A ABRÃO. Esta é a primeira ocasião em que as Escrituras declaram explicitamente que DEUS apareceu a alguém, porém, é justo crer que DEUS já tivesse antes aparecido a Adão e outros (1.28,29; 2.15,16,22; 3.8-21). Esse aparecimento foi uma manifestação objetiva e visível de DEUS na semelhança de um ser humano (c.f. 18.1-3,9-33; Êx 33.18-23). As aparições visíveis do Senhor são chamadas teofanias i.e., manifestações ou aparições visíveis de DEUS (ver Êx 3.2). A terra que DEUS prometeu que daria a Abrão era a terra de Canaã (o nome antigo da Palestina), ao longo do litoral sudeste do mar Mediterrâneo.
3. Abraão muda de Siquém para Betel (Gn 12.8). Foi em Betel, "casa de DEUS", que Abraão edificou um altar ao Senhor.
8 E moveu-se dali para a montanha à banda do oriente de Betel e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR.
Gn 28.19 BETEL. Betel significa a casa de DEUS e pode representar qualquer lugar onde DEUS está presente num sentido muito especial.
III. O CARÁTER DA CHAMADA DE ABRAÃO
A chamada de Abraão tem características valiosas para o nosso ensino. O DEUS que chamou Abraão é o mesmo que continua chamando e convocando homens e mulheres para o cumprimento de seus desígnios.
1. A soberania de DEUS A soberania divina manifesta-se na vida de Abraão.
O DEUS que chama é o mesmo DEUS que capacita. Embora Abraão vivesse entre idólatras existia nele o desejo de conhecer a DEUS e a pré-disposição para servi-lo. Para DEUS o que importa é que o vaso esteja disposto a ser cheio, que aquele que é chamado esteja disposto a aprender e a servir.
2. A escolha de Abraão por DEUS. Tenhamos em mente que DEUS não faz acepção arbitrária de pessoas.
Rm 4.18 O qual, em esperança, creu contra a esperança que seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.
Rm 9.7 nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.
Gl 3.29 E, se sois de CRISTO, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.
Hb 2.16 Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão.
16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão pe à sua posteridade. Não diz: E às posteridades, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua posteridade, que é CRISTO.
Rm 1.3 acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,

De Abraão a Davi as promessas foram sendo reiteradas por DEUS que tinha sempre em vista a CRISTO que nasceria da descendência de Abraão que creu em DEUS pela fé e assim todos os que são chamados CRISTÃOS são justificados pelo mesmo tipo de fé de Abraão.

CONCLUSÃO
A chamada divina feita a Abraão coloca-o entre aqueles que DEUS em sua presciência conhecia e, por isso, o escolheu para ser o homem a cumprir os seus desígnios. Abraão foi obediente à chamada divina e pautou toda sua vida pelo princípio de fazer a vontade de DEUS.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsidio Histórico
"A história de Israel tem início com a chamada de Abraão para ser o pai da nação escolhida. No final da lista genealógica que começa com Sem, filho de Noé (Gn 11.10- 26), aparece o nome de Terá, pai de Abraão, Naor e Harã. Terá viveu em Ur dos Caldeus (v.28), a famosa cidade sumeriana localizada às margens do Rio Eufrates, cerca de 241 quilômetros a nordeste da costa atual do Golfo Pérsico. A mais satisfatória reconstrução da cronologia bíblica localiza o nascimento de Abraão em 2166 a.C., uma época em que a cidade de Ur caiu nas mãos de um povo bárbaro e montanhês conhecido por Guti.
Conforme já foi constatado, Ur era uma cidade da Suméria - a mais importante dentre um complexo de cidades-estado - povoada pela civilização altamente culta dos sumérios pelo menos desde a metade do quarto milênio. A Ur de Terá e Abraão era, por assim dizer, uma cidade altamente cosmopolita, já que não-sumérios como o próprio Abraão e seus antepassados - de origem semítica - lá viveram e fundiram seus conhecimentos intelectuais e sua cultura com o lastro cultural dos sumérios.
Visto que, por aqueles tempos, Sargão (2371-2316) estabeleceu em Agade o Império Acadiano, de dominação semita, aproximadamente 321 quilômetros a noroeste de Ur, é quase certo que Abraão fosse bilíngüe, dominando tanto a língua sumeriana quanto a acadiana." (História de Israel no Antigo Testamento, CPAD, págs. 12 e 13)
"Era homem muito sensato, muito prudente, de espírito grande e tão eloqüente que podia per- suadir quem quisesse. Como nenhum outro o igualava em capacidade e em virtude, ele mostrou aos homens conhecimento da grandeza de DEUS muito mais perfeito do que o tinham antes. Foi ele o primeiro que ousou dizer que existe um só DEUS; que o universo é obra das suas mãos e que é unicamente à sua bondade e não às nossas próprias forças que devemos atribuir toda a nossa felicidade." (História dos Hebreus, CPAD, pág. 55)
"Como Abraão veio conhecer a DEUS em meio a tanta idolatria? (Js 24.2). Está confirmado pela História e pela Arqueologia que a religião dos povos primitivos era monoteísta (Rm 1.20). Além disso, Sem foi contemporâneo de Abraão durante 150 anos, conforme capítulos 5 e 11 de Gênesis, e pode ter-lhe transmitido diretamente a revelação divina. DEUS também podia revelar-se diretamente a ele, pois é soberano, inclusive na chamada - ver Marcos 3.13.".

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