segunda-feira, 1 de outubro de 2012


A ORAÇÃO EFICAZ
   A oração é o elo de ligação que carecemos para recebermos as bênçãos de Deus, o seu poder e o cumprimento das suas promessas. Numerosas passagens bíblicas ilustram esse princípio, Jesus, por exemplo, prometeu aos seus seguidores que receberiam o EspíritoSanto se perseverassem em pedir, buscar e bater à porta do seu Pai celestial. Por isso, depois da ascensão de Jesus, seus seguidores reunidos permaneceram em constante oração no cenáculo até o Espírito Santo ser derramado com poder no dia de Pentecostes. Quando os apóstolos se reuniram após serem libertos da prisão pelas autoridades judaicas, oraram fervorosamente para o Espírito Santo lhes conceder ousadia e autoridade divina para falarem a Palavra dEle.“E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a Palavra de Deus” . O Apóstolo Paulo frequentemente pedia oração em seu próprio favor, sabendo que a sua obra não prosperaria se os crentes não orassem pr ele. Tiago declara inequivocamente que o crente pode receber a cura física em resposta à “oração da fé”: “E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará, e se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai a vossas culpas uns aos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” (Tiago 5.15,16).>
   Deus, no seu plano de salvação da humanidade, estabeleceu que os crentes sejam seus cooperadores no processo da redenção. Em certo sentido, Deus se limita às orações santas, de fé e incessantes do seu povo. Muitas coisas não serão realizadas no reino de Deus se não houver oração intercessória dos crentes (Ex 33.11). Por exemplo: Deus quer enviar obreiros para evangeliza. Cristo ensina que tal obra não será levada a efeito dentro da plenitude do propósito de Deus sem as orações do seu povo: “Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara” (Mt 9.38). Noutras palavras, o poder de Deus para cumprir muitos dos seus propósitos é liberado somente através das orações contritas do seu povo em favor do seu reino. Se não orarmos, poderemos até mesmo estorvar a execução do propósito divino da redenção, tanto para nós mesmos, como indivíduos, quanto para a igreja coletivamente.
    REQUISITOS DA ORAÇÃO EFICAZ. Nossas orações não serão atendidas se não tivermos fé genuína, verdadeira. Além disso, a oração deve ser feita em nome do Senhor Jesus Cristo. “ E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” (João 14.13,14).
   A oração só poderá ser eficaz se feita segundo a perfeita vontade de Deus. “E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve” (1º João 5.14). Uma das petições da oração modelo de Jesus, o Pai nosso, confirma esse fato:“Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu” (Mateus 6.9).
   Não somente devemos orar segundo a vontade de Deus, mas também devemos estar dentro da vontade de Deus, para que Ele nos ouça e atenda. Deus nos dará as coisas que pedimos, somente se buscarmos em primeiro lugar o seu reino e a sua Justiça (Mt 6.33):“Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua Justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”. Todas as coisas que serão acrescentadas, literalmente é tudo que precisamos para viver, antes, porém, temos que buscar a Deus, pois, somente assim receberemos tudo que precisamos e Ele, nos ajuda a conservar todas essas coisas. Hoje, por exemplo, tratando de bens materiais, quantas são as pessoas que empobreceram em razão de não ter esta benção de Deus, que é a conservação de seus bens materiais.
   O salmista declara que se abrigarmos o pecado em nossa vida, o Senhor não atenderá as nossas orações (Sl 66.18). Eis a razão principal por que o Senhor não atendia as orações dos israelitas idólatras e ímpios (Is 1.15). Mas se o povo de Deus arrepender-se e voltar dos seus caminhos ímpios, o Senhor promete voltar a atendê-lo, perdoar seus pecados e sarar a sua terra (2 Cr 7.14; Lc 18.14).
   Finalmente, para uma oração eficaz, precisamos ser perseverantes.É essa a lição principal da parábola da viúva importuna (Lc 18.1,7).
   Depois que Elias recebeu a palavra profética de que ia chover, ele continuou em oração até a chuva começar a cair (I Reis 18). Numa ocasião anterior, esse grande profeta orou com insistência e fervor, para Deus devolver a vida ao filho morto da viúva de Sarepta, até que sua oração foi atendida (I Reis 17.17 ao 22).
   Ser perseverantes na oração até alcançarmos a benção que pedimos; após alcançarmos a benção, temos que orar em agradecimento à benção alcançada. Muitos são os que oram, recebem a benção, agradecem e, logo se esquecem do dono da benção que é Deus, daí, resulta que Deus retira a benção que por Ele foi dada.

   Orar ao Senhor é falar com Ele.
   A oração do crente não é decorada, ela é espontânea, é o nosso falar com Deus, e expor a Ele o que precisamos e agradecer o que dEle recebemos.    A oração com os joelhos dobrados é o mesmo que “fazer uma ligação interurbana” para Deus.
   Em nossas residências, devemos, sempre, entrarmos em nosso quarto, fechar a porta, dobrar nossos joelhos e falar com Deus.    Uma oração que Deus requer de nós é sempre pelas madrugadas: “Eu amo aos que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão” .(Provérbios, 8.17). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário