Gênesis 11:10-12:20
Versículo para memorização ! Gênesis 12:1
É óbvio que Deus não planejou abençoar
particularmente toda a espécie humana depois do dilúvio, pois amaldiçoou os
filhos de Cão, especialmente Canaã (Gênesis 9:25-27). Ele também abençoou Sem (Gênesis 9:26).
Podemos ver essa benção tomar forma em Gênesis 11:10,
quando a idade e linhagem de Sem são mostradas como o de Sete. Tudo isso
para se chegar a um homem depois de dez gerações a partir de Noé. Esse homem é
Abraão, primeiramente chamado Abrão.
Abraão nasceu 292 anos depois do dilúvio e 58 anos
antes da morte de Noé. Na opinião de alguns historiadores bíblicos, Noé tinha
grande influência sobre Abrão. Se isso é verdade ou não, a verdade é que Deus
sempre tinha um homem, sujeito a Sua graça, vivendo sobre a terra. A chamada de
Abrão veio aproximadamente na época da morte de Noé, e está detalhada em Gênesis 12:1-4. Tinha recebido a chamada e deixou
Ur dos Caldeus pouco tempo antes disso (Gênesis 11:31).
Deus disse a Abrão para deixar seus parentes porque não eram
objetos dessa benção particular. Então Abrão tomou sua mulher Sarai, seu
sobrinho Ló, deixou sua casa e partiu para uma terra estranha chamada Canaã.
Essa terra era povoada pelos descendentes de Canaã, filho de Cão. O plano de
Deus era destruir esse povo em aproximadamente 430 anos, por causa do pecado
deles, e dar a terra aos descendentes de Abraão.
Quando Abraão chegou à Canaã, Deus apareceu a ele e falou-lhe
novamente sobre a grande benção que Ele tinha para o dar, através do seu filho.
Abraão construiu altares enquanto viajou pela terra e adorava a Deus. Deus
disse-lhe que toda a terra sobre a qual viajasse seria dada a seu filho e
netos.
Entretanto, Abraão não foi sempre fiel a Deus. Houve escassez em
Canaã e Abraão saiu e foi para o Egito. Lá, para sua própria proteção, negou
sua mulher. Sara poderia ter sido roubado do Abraão e ter sido feito parte do
harém do Faraó, mas Deus interveio e Abraão e Sara foram mandados de volta para
onde deviam estar.
Não é grandioso saber que a mão de Deus guarda os seus, ainda
quando afastarmos-nos do lugar do propósito divino?
I. A CHAMADA DE ABRAÃO
1. A tríplice ordem de DEUS a Abraão
(Gn 12.1). Na chamada de DEUS a Abraão, há três determinações nas quais estão a
essência do plano divino para ele.
Gn 12.1 Ora, o aSENHOR disse a Abrão:
Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que
eu te mostrarei.
Nessa ocasião, DEUS não disse a Abrão para onde o conduziria (Hb 11.8). Ao invés de ser informado disso, ele teve de viajar sob a orientação direta do Senhor esperando a hora de poder cumprir integralmente as ordens de DEUS.
Nessa ocasião, DEUS não disse a Abrão para onde o conduziria (Hb 11.8). Ao invés de ser informado disso, ele teve de viajar sob a orientação direta do Senhor esperando a hora de poder cumprir integralmente as ordens de DEUS.
A primeira foi: "Sai-te da tua
terra",
A segunda ordem de DEUS foi:
"sai-te do meio da tua parentela".
A terceira exigência divina foi:
"vai para a terra que eu te mostrarei".
Nenhuma das três ordens de Deus havia
sido atendida: Abraão não deixou a sua terra, pois parou em Harã, outra cidade
do mesmo país; Abraão não saiu de sua parentela, pois seu pai era o líder da
peregrinação; a promessa de que Deus lhe mostraria uma terra não foi
aproveitada, uma vez que a direção estava com Terá.
2. Abraão vai para Harã e Siquém (Gn
12.4-8). Abraão acumulou riquezas em Harã, mas o seu coração não estava naquele
lugar.
4 Assim, partiu Abrão, como o SENHOR
lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos,
quando saiu de Harã.5 E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu
irmão, e toda a sua fazenda, que haviam adquirido, e as almas que lhe
acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e vieram à terra de
Canaã.6 E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho
de Moré; e estavam, então, os cananeus na terra.7 E apareceu o SENHOR a Abrão e
disse: À tua semente darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que
lhe aparecera.8 E moveu-se dali para a montanha à banda do oriente de Betel e
armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente e Ai ao oriente; e edificou ali um
altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR.
PARTIU ABRÃO, COMO O SENHOR LHE TINHA
DITO. A narrativa de Abraão, desde o início, chama a atenção para a seguinte
verdade: a obediência a DEUS é essencial para o usufruto da salvação nEle.
(1) Abrão obedeceu à palavra do Senhor.
Sua obediência incluiu deixar seu lar e sua pátria e confiar-se ao cuidado de
DEUS, na sua orientação divina e nas suas promessas (ver v. 1; Tg 2.17; 1 Jo
2.4).
(2) Assim como Abraão, todos os crentes
em CRISTO são conclamados a deixar sua terra... parentela... e casa do pai
(12.1) para seguir a JESUS, no sentido de buscar uma pátria melhor, isto é, a
celestial (Hb 11.16; ver o estudoA CHAMADA DE ABRAÃO)
12.7 E APARECEU O SENHOR A ABRÃO. Esta
é a primeira ocasião em que as Escrituras declaram explicitamente que DEUS
apareceu a alguém, porém, é justo crer que DEUS já tivesse antes aparecido a
Adão e outros (1.28,29; 2.15,16,22; 3.8-21). Esse aparecimento foi uma
manifestação objetiva e visível de DEUS na semelhança de um ser humano (c.f.
18.1-3,9-33; Êx 33.18-23). As aparições visíveis do Senhor são chamadas
teofanias i.e., manifestações ou aparições visíveis de DEUS (ver Êx 3.2). A
terra que DEUS prometeu que daria a Abrão era a terra de Canaã (o nome antigo
da Palestina), ao longo do litoral sudeste do mar Mediterrâneo.
3. Abraão muda de Siquém para Betel (Gn
12.8). Foi em Betel, "casa de DEUS", que Abraão edificou um altar ao
Senhor.
8 E moveu-se dali para a montanha à
banda do oriente de Betel e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente e Ai ao
oriente; e edificou ali um altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR.
Gn 28.19 BETEL. Betel significa a casa de
DEUS e pode representar qualquer lugar onde DEUS está presente num sentido
muito especial.
III. O CARÁTER DA CHAMADA DE ABRAÃO
A chamada de Abraão tem características
valiosas para o nosso ensino. O DEUS que chamou Abraão é o mesmo que continua
chamando e convocando homens e mulheres para o cumprimento de seus desígnios.
1. A soberania de DEUS A soberania
divina manifesta-se na vida de Abraão.
O DEUS que chama é o mesmo DEUS que
capacita. Embora Abraão vivesse entre idólatras existia nele o desejo de
conhecer a DEUS e a pré-disposição para servi-lo. Para DEUS o que importa é que
o vaso esteja disposto a ser cheio, que aquele que é chamado esteja disposto a
aprender e a servir.
2. A escolha de Abraão por DEUS.
Tenhamos em mente que DEUS não faz acepção arbitrária de pessoas.
Rm 4.18 O qual, em esperança, creu
contra a esperança que seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe
fora dito: Assim será a tua descendência.
Rm 9.7 nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.
Gl 3.29 E, se sois de CRISTO, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.
Hb 2.16 Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão.
16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão pe à sua posteridade. Não diz: E às posteridades, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua posteridade, que é CRISTO.
Rm 1.3 acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,
Rm 9.7 nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.
Gl 3.29 E, se sois de CRISTO, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.
Hb 2.16 Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão.
16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão pe à sua posteridade. Não diz: E às posteridades, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua posteridade, que é CRISTO.
Rm 1.3 acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,
De Abraão a Davi as promessas foram sendo reiteradas por DEUS que tinha sempre em vista a CRISTO que nasceria da descendência de Abraão que creu em DEUS pela fé e assim todos os que são chamados CRISTÃOS são justificados pelo mesmo tipo de fé de Abraão.
CONCLUSÃO
A chamada divina feita a Abraão
coloca-o entre aqueles que DEUS em sua presciência conhecia e, por isso, o
escolheu para ser o homem a cumprir os seus desígnios. Abraão foi obediente à
chamada divina e pautou toda sua vida pelo princípio de fazer a vontade de
DEUS.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsidio Histórico
"A história de Israel tem início
com a chamada de Abraão para ser o pai da nação escolhida. No final da lista
genealógica que começa com Sem, filho de Noé (Gn 11.10- 26), aparece o nome de
Terá, pai de Abraão, Naor e Harã. Terá viveu em Ur dos Caldeus (v.28), a famosa
cidade sumeriana localizada às margens do Rio Eufrates, cerca de 241
quilômetros a nordeste da costa atual do Golfo Pérsico. A mais satisfatória
reconstrução da cronologia bíblica localiza o nascimento de Abraão em 2166
a.C., uma época em que a cidade de Ur caiu nas mãos de um povo bárbaro e
montanhês conhecido por Guti.
Conforme já foi constatado, Ur era uma
cidade da Suméria - a mais importante dentre um complexo de cidades-estado -
povoada pela civilização altamente culta dos sumérios pelo menos desde a metade
do quarto milênio. A Ur de Terá e Abraão era, por assim dizer, uma cidade altamente
cosmopolita, já que não-sumérios como o próprio Abraão e seus antepassados - de
origem semítica - lá viveram e fundiram seus conhecimentos intelectuais e sua
cultura com o lastro cultural dos sumérios.
Visto que, por aqueles tempos, Sargão
(2371-2316) estabeleceu em Agade o Império Acadiano, de dominação semita,
aproximadamente 321 quilômetros a noroeste de Ur, é quase certo que Abraão
fosse bilíngüe, dominando tanto a língua sumeriana quanto a acadiana."
(História de Israel no Antigo Testamento, CPAD, págs. 12 e 13)
"Era homem muito sensato, muito
prudente, de espírito grande e tão eloqüente que podia per- suadir quem
quisesse. Como nenhum outro o igualava em capacidade e em virtude, ele mostrou
aos homens conhecimento da grandeza de DEUS muito mais perfeito do que o tinham
antes. Foi ele o primeiro que ousou dizer que existe um só DEUS; que o universo
é obra das suas mãos e que é unicamente à sua bondade e não às nossas próprias
forças que devemos atribuir toda a nossa felicidade." (História dos Hebreus,
CPAD, pág. 55)
"Como Abraão veio conhecer a DEUS
em meio a tanta idolatria? (Js 24.2). Está confirmado pela História e pela
Arqueologia que a religião dos povos primitivos era monoteísta (Rm 1.20). Além
disso, Sem foi contemporâneo de Abraão durante 150 anos, conforme capítulos 5 e
11 de Gênesis, e pode ter-lhe transmitido diretamente a revelação divina. DEUS
também podia revelar-se diretamente a ele, pois é soberano, inclusive na
chamada - ver Marcos 3.13.".
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